11-3681-1706
11-9-9771-0000


 
 
 

 

 

 

FERRO


É um metal maleável, tenaz, de coloração cinza prateado apresentando propriedades magnéticas; é ferromagnético a temperatura ambiente, assim como o Níquel e o Cobalto.
É encontrado na natureza fazendo parte da composição de diversos minerais, entre eles muitos óxidos, como o FeO (óxido de ferro II, ou óxido ferroso) ou como Fe2O3 (óxido de ferro III, ou óxido férrico).
Os números que acompanham o íon ferro diz respeito aos estados de oxidaçãoapresentados pelo ferro, que são +2 e +3, e é raramente encontrado livre.
Para obter-se ferro no estado elementar, os óxidos são reduzidos com carbono, e imediatamente são submetidos a um processo de refinação para retirar as impurezas presentes.

É o elemento mais pesado que se produz exotermicamentepor fusão, e o mais leve produzido por fissão, devido ao fato de seu núcleo ter a mais alta energia de ligação por nucleon, que é a energia necessária para separar do núcleo um neutron ou um proton.
Portanto, o núcleo mais estável é o do ferro-56.
Apresenta diferentes formas estruturais dependendo da temperatura:

  • Ferro α: É o que se encontra na temperatura ambiente, até os 788ºC. O sistema cristlino é uma rede cúbica centrada no corpo e é ferromagnético.
  • Ferro β: 788ºC - 910ºC. Tem o mesmo sistema cristalino que o α, porém a temperatura de Curie é de 770ºC, e passa a ser paramagnético.
  • Ferro γ: 910ºC - 1400ºC; apresenta uma rede cúbica centrada nas faces.
  • Ferro δ: 1400ºC - 1539ºC; volta a apresentar uma rede cúbica centrada no corpo.

APLICAÇÕES:

Ponte pensil de aço (Golden Gate, São Francisco, EUA)
O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial de metal.
É indispensável devido ao seu baixo preço e dureza, especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios.
O aço é a liga metálica de ferro mais conhecida, sendo este o seu uso mais frequente.
Os aços são ligas metálicas de ferro com outros elementos, tanto metálicos quanto não metálicos que conferem propriedades distintas ao material.
É considerada aço uma liga metálica de ferro que contém menos de 2% de carbono; se a percentagem é maior recebe a denominação de ferro fundido.
As ligas férreas apresentam uma grande variedade de propriedades mecânicas dependendo da sua composição e do tratamento que se tem aplicado.

  • Os aços são ligas metálicas de ferro e carbono com concentrações máximas de 2,2% em peso de carbono, aproximadamente.
    O carbono é o elemento de ligação principal, porém os aços contêm outros elementos. Dependendo do seu conteúdo em carbono são classificados em:

    • Aço baixo em carbono. Contém menos de 0.25% de carbono em peso. São frágis porém dúcteis.
      São utilizados em veículos, tubulações, elementos estruturais e outros. Também existem os aços de alta resistência com baixa liga de carbono, entretanto, contêm outros elementos fazendo parte da composição, até uns 10% em peso; apresentam uma maior resistência mecânica e podem ser trabalhados facilmente.

    • Aço médio em carbono. Entre 0,25% e 0,6% de carbono em peso.
      Para melhorar suas propriedades são tratados termicamente.
      São mais resistentes que os aços baixo em carbono, porém menos dúcteis, sendo empregados em peças de engenharia que requerem uma alta resistência mecânica e ao desgaste.

    • Aço alto em carbono. Entre 0,60% e 1,4% de carbono em peso. São os mais resistentes, entretanto, os menos dúcteis. Adicionam-se outros elementos para que formem carbetos, por exemplo, formando o carbeto de tungstênio, WC, quando é adicionado à liga o wolfrâmio. Estes carbetos são mais duros, formando aços utilizados principalmente para a fabricação de ferramentas.
  • Um dos inconvenientes do ferro é que se oxida com facilidade.
    Existem uma série de aços aos quais se adicionam outros elementos ligantes, principalmente o cromo, para que se tornem mais resistentes à corrosão. São os chamados aços inoxidáveis.

  • Quando o conteúdo de carbono da liga é superior a 2,1% em peso, a liga metálica é denominada ferro fundido.
    Estas ligas apresentam, em geral, entre 3% e 4,5% de carbono em peso.
    Existem diversos tipos de ferros fundidos: cinzento, esferoidal, branco e maleável.
    Dependendo do tipo apresenta aplicações diferentes: em motores, válvulas, engrenagens e outras.

  • Por outro lado, os óxidos de ferro apresentam variadas aplicações: em pinturas, obtenção de ferro, e outras.
    A magnetita (Fe3O4) e o óxido de ferro III (Fe2O3) têm aplicações magnéticas.

 

 

 

 

 

SERRALHERIA SÃO PAULO
Av. Antonio Carlos Costa, 180
Vila Osasco - Osasco - S.P.

CEP.: 06053- 000

11 3681- 1706
serralheriasp@serralheriasp.com.br
11 99771- 0000